Caxito – A elaboração do Plano Director de cada um dos 12 municípios da província do Bengo deve ser uma prioridade este ano, orientou hoje, segunda-feira, a governadora provincial, Maria Antónia Nelumba.
O Plano Director é um instrumento que define as directrizes para o desenvolvimento de uma determinada região e tem por finalidade orientar o desenvolvimento físico, económico e social desta, visando o bem-estar da comunidade local.
“Precisamos começar a organizar e planificar urbanisticamente os nossos territórios, temos que ter área para a agricultura, para a indústria, para o desenvolvimento urbano, de turismo, de lazer e recriação, entre outros”, explicou ao se dirigir aos administradores municipais.
Segundo a governante, que falava na 1ª sessão extraordinária do Conselho Provincial de Auscultação da Comunidade, a elaboração do referido plano é uma tarefa urgente para os municípios para que se possa definir melhor as áreas para a implantação de projectos no futuro.
De lembrar que no âmbito da nova divisão política administrativa do país, a província do Bengo ganhou seis novos municípios, que se adicionam aos seis já existente, perfazendo um total de 12 municípios. CJ/PA