Uíge - Dois mil 928 alunos do município do Songo, na província do Uíge, passam desde hoje, sexta-feira, a estudar em melhores condições, com a inauguração de uma escola de 12 salas de aula “Marques Paca”, em homenagem ao antigo administrador desta localidade.
A construção e apetrechamento desta escola I ciclo do ensino secundário enquadra-se no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), cujo orçamento foi avaliado em 290 milhões de Kwanzas.
O novo estabelecimento de ensino, inaugurado pelo governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, conta com salas de reunião, de professores, gabinetes e outros compartimentos.
Na ocasião, José Carvalho da Rocha sublinhou que a escola é mais um legado do primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, dizendo que o mais importante é resolver os problemas do povo”.
Por este motivo, o governador exortou a conservação da instituição de ensino, para servir as futuras gerações. Pediu também que se aposte na plantação de árvores à volta da escola.
Já o administrador municipal do Songo, Maurício Luís Pascoal, a quem coube a mensagem de boas-vindas, a inauguração do Colégio do Songo representa um ganho significativo, uma vez que irá dar resposta à demanda de alunos e mitigar o problema da insuficiência de salas para o primeiro ciclo do ensino secundário naquela região. EPP/JAR