Saurimo – Onze projectos já foram concluídos na província da Lunda Sul, beneficiando cento e 54 mil 861 munícipes, cuja quota financeira já desembolsada ronda os nove mil milhões, 221 milhões 600 mil 372 Kwanzas, informou hoje, quarta-feira, em Saurimo, o director do Gabinete provincial de Estudos e Planeamento do governo provincial, Belarmino Sandungo.
O responsável apresentou os dados durante a II sessão ordinária do Conselho provincial de Auscultação da Comunidade, orientado pelo governador, Daniel Neto.
Dos projectos, destaca-se a construção e apetrechamento de 14 salas de aulas na localidade do Passa Bem e de 12 salas no Camahundo, o mercado do 14, reabilitação e apetrechamento do Hospital Pediátrico de Saurimo, sete sistemas de abastecimento de água, escolas com 12 salas na comuna do Muriege, quatro residências do tipo t3 para docentes e enfermeiros no Cassai Sul, bem como a expansão da rede de iluminação pública de Saurimo.
Belarmino Sandungo informou que no tocante a execução física e financeira dos projectos no município do Dala, que tem 12 projectos inscritos, rondam os 80 %, enquanto Saurimo com 32 inscritos, está com uma execução de 72%.
Para os municípios do Cacolo com 11 projectos inscritos, a execução física e financeira estão na ordem de 63 porcentos e Muconda (18 projectos) 90 porcento.
Por outro lado, no âmbito da carteira de projectos do Governo, estão inscritos sete, com a execução física e financeira acumulada de 82 porcento.
No capítulo central, conta com sete projectos, consubstanciados na consignação da construção de infra-estruturas autárquicas e administrativas de Saurimo e Dala, bem como obras afectas ao Ministério da Energia e Águas, em fase final de contratação.
Desde o início das obras no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), em Março de 2019, foram criados mais de quatro mil postos de empregos directos e mil e 627 indirectos, em 69 projectos em curso, dos 80 existentes.