Lubango - Os projectos em curso na Jamba, província da Huíla, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), têm 80 por cento de execução e a sua conclusão está prevista para Abril deste ano.
O município da Jamba conta com 18 projectos do PIIM, direccionados aos sectores da saúde, educação, energia, habitação e pontes, com um orçamento de mais de 3.5 mil milhões de kwanzas.
Três já foram concluídos e entregues à população, nomeadamente um posto de saúde, uma ponte na comuna do Dongo e outra na comuna de Cassinga.
Em declarações hoje, terça-feira, à ANGOP, o administrador municipal da Jamba, Abel Wandy André, disse haver muita disparidade entre a execução física e a financeira.
Disse que as cinco escolas que fazem parte do plano estão concluídas, faltando apenas o seu apetrechamento, tal como o hospital municipal, cuja maioria de equipamentos já foram adquiridos.
No entanto, lamentou o facto de o município ter uma obra de terraplanagem de 75 quilómetros paralisada há um ano, por abandono do empreiteiro, estando em curso um processo de adjudicação a outra empresa para dar continuidade ao trabalho.
Situado a 315 quilómetros da cidade do Lubango, sede da província da Huíla, o município da Jamba tem uma população estimada em 134 mil 35 habitantes.