Cuemba - Com 48 metros de comprimento e cinco de largura, a maior ponte de betão construída no país, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), já beneficia a população do Cuemba, infra-estrutura que volta a ligar as províncias do Bié e do Moxico.
Inaugurada hoje pelo governador provincial, Pereira Alfredo, a ponte foi construída sobre o rio Cuemba, substituindo a antiga, destruída durante o conflito armado.
Com capacidade de suportar até 60 toneladas, a infra-estrutura começou a ser construída em 2019, pela empresa Katecel, custando aos cofres do Estado mais de 600 milhões de kwanzas.
Segundo o empreiteiro Homaro Lago, o pavimento obedeceu os padrões internacionais, por estar na estrada nacional 250, que vai até a Zâmbia.
Esta nova ponte configura um dos maiores investimentos ganhos pelo município do Cuemba, a par dos primeiros seis quilómetros de asfaltagem da sede desta região.
Antiga ponte constituía perigo
A antiga ponte, totalmente danificada, servia apenas para a travessia perigosa de munícipes, que saiam dos bairros para a sede da vila, assim como de turistas, que visitavam as quedas do rio Cuemba, um dos mais recantos naturais que a jurisdição possui.
Para o munícipe Luciano Muvembe, esta ponte irá facilitar também a circulação de pessoas bens entre a comuna do Umpulo (Camacupa) com a sede do Cuemba.
Luciano Muvembe destacou ainda a importância da abertura da ponte, na medida em que vai contribuir no desenvolvimento económico do Cuemba, sobretudo na exploração da madeira e outras trocas comerciais das três províncias do país (Bié, Moxico e Cuando Cubango).
Já o regedor do Cuemba, António Luís, que também enalteceu o papel do Governo em construir esta ponte em pouco tempo, lembra sobre os perigos que as populações enfrentavam na atravessia antiga ponte, aumentando os riscos nas épocas chuvosas.
António Luís acrescentou que, só nos últimos anos, por causa das enchentes provocadas pela chuva, as autoridades governamentais e tradicionais registam algumas e feridos.
Simione Kanguia, outro munícipe, disse que, além de deixar para atrás os acidentes, a nova ponte constitui um dos maiores ganhos que a paz trouxe no município do Cuemba, augurando que tais projectos sejam concretizados em outras localidades com difícil acesso na atravessia.
O administrador do Cuemba, João Baptista Mário, referiu que a abertura da ponte vem em boa hora, uma vez que o Executivo tem em carteira a retoma das obras de asfaltagem da estrada que liga o Cuito ao Luena, o que vai facilitar as trocas comerciais e gerar mais desenvolvimento em todo corredor Leste de Angola.
“Esta é a maior obra que o Governo fez no domínio de construção de pontes em todo país, no âmbito do PIIM, e, seguramente, vai atrair mais investimento ao Cuemba”, ressaltou.
A nível do PIIM o Cuemba inscreveu 14 projectos, 90 por cento já concluídos.
Governo ergue mais de dez pontes
Dentro do PIIM, as autoridades governamentais desta província estão a construir mais de 10 pontes pequenas, médias e de grandes dimensões, nos nove municípios do Bié, em função dos mais de 700 quilómetros de estrada terraplanados.
Maior parte delas já está em funcionamento, sobretudo nas zonas mais longínquas da província, contribuindo em grande medida na circulação de pessoas e bens, bem como a estimular o crescimento socioeconómico do interior.
No acto, o governador do Bié, Pereira Alfredo, reiterou a construção de empreendimentos similares a nível da província.
Referiu que o Governo da província, sobretudo a Administração Local do Estado, está aberta para acolher empresários que pretendem investir no Cuemba, visando melhorar cada vez mais as condições de vida das populações.
Segundo Pereira Alfred, o Governo tem como meta, neste momento, a projecção do turismo sobre
Cuemba “vira página”
O município do Cuemba, a 164 quilómetros a Leste da cidade do Cuito, tem 13.250 quilómetros quadrados e perto de 73 mil habitantes, distribuídos nas comunas do Luando, Sachinemuna e Munhango, agrupados em quatro tribos, nomeadamente Luimbi, Nganguela, Kiocos e Songos.
Este município começou a alterar o “quadro” deixado pela guerra, sobretudo aquando da visita do Presidente da República, João Lourenço, em 2019.
Na sua primeira deslocação, a 18 de Outubro de 2019, João Lourenço inaugurou o hospital municipal/regional do Cuemba, apetrechado com equipamentos modernos, orçado em nove milhões de dólares norte-americanos.
A unidade tem estado a atender pacientes também das províncias do Moxico, Cuando Cubango, Lunda Norte e Lunda Sul, com serviços de hemodiálise, cirurgia, pediatria, maternidade, raio X, oftalmologia, testes de VIH/SIDA e aconselhamento.
Possui ainda uma morgue e área para tratamento de doenças infecciosas.
Com a implementação do PIIM, esta municipalidade ganhou outro fulgor, com vários projectos em execução, num total de 14, 95 por cento já concluídos, que absorveram um valor total de mais de três mil milhões de kwanzas.
Além da ponte, outro dos principais ganhos é a asfaltagem da sede municipal, onde, numa primeira fase, foram já entregues, em 2022, os primeiros seis quilómetros, dos 10 previstos.
Os restantes quatros estão a decorrer.
Energia e Água já é uma realidade na sede
Actualmente, o município conta com um sistema de água potável, que assiste mais mil e 800 famílias.
Quanto à energia, conta com uma central térmica, com 1,6 megawatts, que beneficia, numa primeira fase, perto de mil residências e 600 postos de iluminação pública.
Estrada Cuito/Luena muito esperada
A população biena espera com ansiedade a asfaltagem da estrada nacional 250, que liga o Cuito ao Luena.
As esperanças reacenderam com o anúncio feito o ano passado pelo Presidente da República, João Lourenço, da retomada das obras, para o período entre 2023 e 2027.
As obras de construção da estrada Cuito/Luena/Leua/Lumege/Luacano/Luau/Cazombo, no percurso de aproximadamente 800 quilómetros, serão financiadas pelo banco alemão Deutsche Bank.
A empreitada é de subordinação central e foi anunciada em Julho de 2022, por via do Despacho Presidencial n.° 212/22 de 13 de Julho, que formaliza o procedimento de contratação para a asfaltagem da Estrada Nacional EN250, no troço Lumege-Luacano-Luau, numa extensão de 156 quilómetros, avaliado em mais de 203 milhões de euros.
Um outro Despacho Presidencial n.° 206/22 de 12 Julho autoriza a despesa no valor de 176 milhões e 527 mil euros para a reabilitação da Estrada Nacional EN 250, troço Munhango/ Luena, numa extensão de 156 km, nas províncias do Bié e Moxico, bem como as respectivas empreitadas de construção de pontes e fiscalização.
Em termos concretos, a circulação no troço Cuito/Cuemba, na Estrada Nacional 250, é feita com sacrifício, passando por inúmeros buracos, num percurso de quase 164 quilómetros.
Actualmente, somente dezoito quilómetros da via estão asfaltados, concretamente entre o Cuito e a comuna da Chipeta, município de Catabola.
Paradoxalmente, enquanto parte da estrada foi terraplenada, a outra se encontra muito degradada.
Em época chuvosa, a situação é crítica, e alguns troços ficam praticamente intransitáveis. Só viaturas todo-o-terreno transitam pela via, mas com grandes embaraços.
Face à degradação da Estrada Nacional 250, a alternativa dos munícipes destas localidades tem sido a circulação pelo Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), que facilita em grande medida na circulação de bens e pessoas do Bié, Moxico, Lundas, Malange e até do Cuando Cubango.
A linha-férrea tem um percurso estimado em 393 quilómetros, passando pelos municípios do Chinguar, Cunhinga, Catabola, Camacupa, Cuemba até à comuna do Munhango, fronteira com a província do Moxico.
Neste domínio, foram reabilitadas 13 estações nas localidades do Chinguar, Cutato, Capeio, Cunhinga, Cunje (a maior e principal estação do Bié), Chipeta, Catabola, Camacupa, Cuanza, Cueli, Cuiva, Cuemba e Munhango.JEC/PLB