Dundo - Quarenta e nove projectos ligados aos sectores da Educação, Saúde, Águas, Energia, Defesa e Segurança, Habitação, Ambiente e Telecomunicações, construídos no âmbito do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM), estão concluídos e beneficiam a população da Lunda Norte.
A informação foi prestada esta quinta-feira pelo vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas, Domingos Dala, sublinhando que 12 são escolas de 12 e 7 salas de aulas, dois comandos municipais, duas esquadras policiais, 10 residências de funções, bem como quatro acções ligadas à saúde, Telecomunicações e Comunicação social.
Dos 49 projectos, o destaque recai também para a aquisição de meios e equipamentos de limpeza e 10 acções ligadas ao saneamento básico.
Fez saber que a província da Lunda Norte inscreveu 108 projectos , dos quais 49 concluídos e 38 em curso nos 10 municípios.
Dos 108 projectos, cinco são da responsabilidade do Ministério da Administração do Território (Complexos autárquicos).
Sem revelar o valor global dos projectos, Domingos Dala disse estar previsto para este ano a conclusão de mais oito escolas.
População destaca impacto do PIIM
Os habitantes do município do Chitato destacaram o impacto social dos projectos do PIIM na circunscrição, sobretudo a questão da segurança pública, com a inauguração do comando municipal do Chitato e das esquadras policiais do Caita e Calumbia.
O cidadão Adão Luís disse que, com a inauguração das esquadras policiais no Calumbia, Satxindongo e no Caita, os serviços da Polícia Nacional se tornaram mais dinâmicos e eficazes.
"Hoje sentimos a melhoria da segurança pública porque a Polícia Nacional está mais próxima das comunidades e têm capacidade de respostas rápidas", frisou.
Já o estudante Pedro Mariano destacou a construção das escolas da centralidade do Mussungue, da vila satélite do Chitato e do município do Cuilo, sublinhando que permitiram a inserção de mais cidadãos no sistema normal de ensino e encurtaram a distância.
"Com estas escolas os moradores destas duas localidades deixaram de percorrer longas distâncias em busca da formação e, encorajamos o governo a prosseguir com este programa", realçou.
Por sua vez , o líder juvenil, Mateus Pensa, destacou os investimentos feitos para a limpeza e saneamento básico no Chitato, defendendo a necessidade de, no próximo pacote do PIIM, priorizar-se a conclusão das obras inacabadas como o Pavilhão Multiuso e o Instituto Técnico de Saúde.
A cidadã Paula Mutxineno destacou a construção de residências de funções e furos de água nos municípios de Cambulo e Lubalo, por ajudar a manter os quadros nas comunidades rurais e evitar que os cidadãos percorram longas distâncias em busca da água.
Por seu turno, o regedor Nachiri considerou que o investimento na construção dos complexos administrativos autárquicos no Cambulo, Caungula, Lóvua e Lucapa como a demonstração da vontade política do Governo angolano em descentralizar a gestão administrativa.
A autoridade tradicional acredita que, com esta medida, o Governo dá passos importantes para a implementação das autarquias locais e, desta forma, combater as assimetrias regionais.
Destacou também a realização do Hospital Municipal do Lóvua, com mais de 100, o que vai evitar que os munícipes desloquem -se à cidade do Dundo em busca de serviços especiais.HD