Menongue - Mil e 130 residências dos bairros Paz, Boa - Vida e Benfica, arredores da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango, começaram, esta segunda-feira, pela primeira vez, a beneficiar de energia eléctrica, no âmbito da execução do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Trata-se de uma empreitada posto a disposição dos habitantes dos bairros periféricos de Menongue, no quadro dos 48 anos de Independência Nacional, assinalado a 11 de Novembro, constante dos 12 projectos programados a ser inaugurados nestes festejos da Dipanda de 2023, no Cuando Cubango.
O governador da província do Cuando Cubango, José Martins, procedeu à inauguração de três postos de transformação (PT), que permitiram ligações domiciliares de 450 residências no bairro PAZ, 500 residências no Boa-Vida e 180 no Benfica.
O governante disse ser um projecto gizado para atender uma das maiores preocupações dos beneficiários, a falta de energia eléctrica.
Referiu que o Executivo dará sequência, ainda no âmbito da implementação do Plano de Intervenção nos Municípios, na iluminação pública, para permitir a circulação da população, sobretudo dos estudantes do período nocturno, o policiamento de proximidade e reduzir o índice de criminalidade nas comunidades.
Exortou aos beneficiários a celebrarem, com brevidade, contratos de consumo com a Empresa Nacional de Distribuição da Electricidade (ENDE), para que o fornecimento domiciliar seja regular.
José Martins solicitou das autoridades tradicionais e da população em geral vigilância para a conservação dos béns públicos, no sentido de assegurar a sua durabilidade e, desta forma, abranger mais residências nos três bairros, uma vez que esta foi a primeira fase.
De referir que o município de Menongue foi contemplado, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), com 12 projectos, dos quais três já foram entregues à população.
A ENDE em Menongue, sede capital do Cuando Cubango, controla mais de 20 mil consumidores, destes 900 beneficiam do sistema pré-pago.ALK/JSV/PLB