Huambo - A circulação de viaturas e pessoas no bairro Capango, arredores da cidade do Huambo, está desde hoje, sexta-feira, mais facilitada, com a inauguração de um quilómetro e meio de estrada asfaltada com fundos do PIIM.
O troço, financiado pelo Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), dá acesso à estrada principal, entre o aeroporto Albano Machado e a Centralidade do Lossambo, à disposição desde 2017, com 2009 moradias do tipo T3.
Inaugurada pela governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, por ocasião das celebrações do 47º aniversário da Independência Nacional, que hoje se assinala, a infra-estrutura, executada pela Elevo Construções/Angola, num prazo de, aproximadamente, oito meses, custou 575 milhões, 53 mil, 72 Kwanzas e 37 cêntimos.
Satisfação dos moradores
Moradores do bairro Capango mostraram-se satisfeitos com a conclusão da empreitada, que inclui a sinalização e valas de drenagem, ao considerarem que a esta iniciativa do Governo veio facilitar mobilidade das pessoas e bens.
Simão Augusto, funcionário público, disse que a colocação de tapete asfáltico na estrada secundária do bairro Capango vai melhorar a qualidade de vida dos moradores que, na época seca debatiam-se com constantes poeiras e, na chuvosa, águas paradas e lamas próximos aos portões das residências.
Outras inaugurações
No quadro das comemorações do 47º aniversário da Independência Nacional estão previstas a inauguração até ao próximo dia 25, de 16 obras sociais, enquadradas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), com um investimento global de 947 milhões, 642 mil, 190 Kwanzas e 39 cêntimos.
Os empreendimentos ligados à educação, saúde, energia e águas, ensino técnico-profissional, agricultura, empoderamento da mulher e melhoria das vias rodoviárias, foram construídos nos municípios da Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali e Longonjo.
No total, a província do Huambo, onde vivem mais de dois milhões 600 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios, conta com 292 acções do PIIM aprovadas, sendo 183 projectos de investimentos públicos para responder às necessidades sociais da população e 109 de aquisição, enquadrado nas despesas de envolvidos.
Destas, 128 já foram concluídas e 164 outras acções estão em curso.
Criado em 2019, numa iniciativa do Presidente da República, João Lourenço, para abranger os 164 municípios do país, o PIIM tem um orçamento total de USD dois mil milhões, provenientes do Fundo Soberano de Angola, para a execução de várias acções nos sectores da saúde, educação, construção e obras públicas, infra-estruturas administrativas, estradas, energia e águas, segurança e ordem pública, urbanismo e saneamento básico.
O PIIM privilegia, no plano operacional e a curto-prazo, um conjunto de iniciativas viradas para a implementação das políticas plasmadas no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2018-2022), articulado com o Plano Nacional Estratégico da Administração do Território (PLANEAT 2015-2025).