Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cidadãos em Menongue destacam valências do PIIM

     Sociedade              
  • Cuando Cubango • Quinta, 25 Julho de 2024 | 17h50
Augusto Caloia, munícipe de Menongue
Augusto Caloia, munícipe de Menongue
Maurício Sequesseque

Menongue - Cidadãos residentes em Menongue, sede capital da província do Cuando Cubango, reconheceram, nesta quinta-feira, as valências decorrentes da implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), através da execução de projectos sociais em diferentes sectores.

Numa ronda efectuada pela ANGOP em alguns bairros, os cidadãos foram unânimes em reconhecer as mudanças do estilo de vida, neste particular com os novos sistemas de abastecimento de água potável e energia eléctrica, escolas e segurança pública.

O jovem Augusto Caloia, por exemplo, residente no bairro Popular, realçou que os residentes estavam privados do fornecimento de água potável desde 2012, numa altura em que a solução passava pela caminhada em longas distâncias até ao rio e, noutros casos, em cacimbas, com o consumo de água imprópria para a saúde humana.

Reconheceu, porém, que fruto do PIIM o seu bairro passou a contar com água potável, desde o segundo semestre deste ano, por isso, realçou que enquanto jovem vai contribuir para a durabilidade da empreitada, denunciando qualquer suspeita de vandalização.

“ Como jovens e moradores, devemos primar pela preservação porque é um bem de todos nós”, apelando o Governo para o contínuo trabalho em prol da população.

Por sua vez, a dona de casa Inácia Julião, também residente no bairro Popular, comparou que anteriormente tinham muita dificuldade, principalmente com a lavagem de roupa e tinham de fazer recurso ao rio, apesar dos riscos de ataques de jacaré.

Reconheceu que actualmente o PIIM tornou a sua vida e das demais donas de casa mais fácil, pois a partir das suas próprias casas conseguem resolver os problemas básicos que vão desde a higienização pessoal, lavagem de roupa, utensílios domésticos e outros meios.

“ Tínhamos de ir ao rio e de lá regressamos muito cansadas, sem forças para fazer outras tarefas, mas actualmente já está tudo mais facilitado fruto do PIIM”, sublinhou.

O encarregado de educação Alexandre Cabenda, residente no bairro “Forte Menongue”, ressaltou que antes do PIIM as crianças da zona, com iniciação até 4ª classe, estudavam nas capelas de construção precária e outras eram amparadas debaixo das árvores.

Já os poucos que tinham a possibilidade de frequentar entre quinta e sexta classes percorriam entre cinco e seis quilómetros, reconhecendo que a nova escola com sete salas de aula e devidamente apetrechada devolveu comodidade aos alunos.

 “Na fase colonial, as escolas tinham apenas uma ou duas salas de aula para 15 ou 20 alunos, mas na governação actual o Governo está a colocar infra-estruturas mais avançadas”, sublinhou, destacando que a escola em referência representa uma valia para a população local.

Denominada escola primária CCM2 Mwene Liveve, a infraestrutura alberga 600 alunos da iniciação à sexta classe, em dois turnos.

Já a cidadã Sara Bernardo, residente no bairro Tucuve, arredores da cidade de Menongue, sublinhou que o PIIM melhorou os níveis de segurança e tranquilidade, uma vez que permitiu a implementação de uma esquadra policial no seu bairro.

“Os bandidos diminuíram porque já não têm a liberdade de consumir estupefacientes nas ruas e reduziu, de forma significativa, a onda de assaltos nas residências”, referiu.

Indicou que a situação era mais insustentável em tempo chuvoso, em que os bandidos aproveitavam-se para colocar em prática todas as suas manobras maléficas.

No total, a nível da província do Cuando Cubango foram inscritos 76 projectos, sendo que, dos referidos projectos, 68 já estão em execução a nível de todos os nove municípios, dos quais 20 já concluídos e inaugurados e 48 a decorrerem a bom ritmo, com a previsão de entrega e inauguração em Dezembro do corrente ano.

O Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM)  tem como objectivo materializar acções de Investimento Públicos (PIP), de Despesas de Apoio ao Desenvolvimento (DAD) e de Actividades Básicas, com prioridade para as acções de carácter social, de modo a inibir o êxodo rural e promover o crescimento económico, social e regional mais inclusivo no país.

Com uma extensão de 199.049 quilómetros quadrados, a província do Cuando Cubango, cuja capital é Menongue, é a segunda maior do país e conta com uma população de mais de 700 mil habitantes distribuídos em nove municípios. MSM/ALK/FF/PLB

 





Fotos em destaque

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 14h14

Angola figura entre 52 destinos turísticos do mundo em 2025

Angola figura entre 52 destinos turísticos do mundo em 2025

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h49

Presidente João Lourenço mobiliza mais de 430 milhões de euros em França

Presidente João Lourenço mobiliza mais de 430 milhões de euros em França

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h36

Cabinda com mais de 994 milhões metros quadrados livres de minas

Cabinda com mais de 994 milhões metros quadrados livres de minas

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h30

Exposição fotográfica retrata trajectória do andebol angolano em África

Exposição fotográfica retrata trajectória do andebol angolano em África

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h27

Documentário exalta trajectória de Elias Dya Kimuezo

Documentário exalta trajectória de Elias Dya Kimuezo

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h23

Repovoamento das espécies atrai turistas no Parque do Iona

Repovoamento das espécies atrai turistas no Parque do Iona

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h16

PLANAGRÃO regista primeiros resultados no Lóvua (Lunda-Norte)

PLANAGRÃO regista primeiros resultados no Lóvua (Lunda-Norte)

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h12


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+