Ondjiva - Vinte, dos 21 projectos inscritos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) no Cuvelai, província do Cunene, foram concluídos, contribuindo para a melhoria da oferta dos serviços básicos às populações.
Em declarações esta quinta-feira à ANGOP, o administrador municipal do Cuvelai, Germano Nambalo, referiu que 19 projectos estão concluídos e entregues às comunidades, um por inaugurar e outro em estado de execução.
Disse que os projectos foram erguidos nas quatros comunas que compõem o município, com destaque para construção de quatro escolas, residências para professores e enfermeiros, oito sistemas de captação de água, uma morgue, zonas de lazer e recreação, entre outros.
Germano Nambalo disse que actualmente são visíveis os ganhos do PIIM nas comunidades, destacando ser a primeira vez que a comuna do Cubati dispõe de escola primária, que permitiu a inserção de mil 990 crianças no sistema de ensino.
Apontou ainda a construção da primeira morgue no Cuvelai, antes disso, sublinhou que as famílias eram obrigadas a realizar os funerais antes de 48 horas.
Destacou também a melhoria das condições de acomodação dos técnicos de enfermagem e professores, que trabalham nas comunidades distantes da sede.
Com o valor global de dois mil milhões, 524 milhões, 580 mil e 443 kwanzas, do pacote do PIIMM para o Cuvelai fatal concluir a estrada terciária que liga as comunas da Mupa a Calonga.
Justificou que o atraso do projecto de terraplanagem da via de 76 quilómetros deriva da complexidade dos trabalhos, sobretudo, dos estudos topográficos e aspectos técnicos.
Actualmente disse que os trabalhos decorrem com normalidade, atingindo um grau de execução acima dos 35 porcentos, com a conclusão total do processo de desmatação e terraplanagem de 35 quilómetros do troço.
Disse que os trabalhos contemplam a instalação de uma ponte metálica, que vai garantir a fluidez do tráfego automóvel para a comuna da Calonga, considerado “celeiro agrícola” da região, devido à produção em grande escala levada a cabo por algumas fazendas.
Com um universo de 57 mil e 398 habitantes, o município do Cuvelai está dividido administrativamente pelas comunas do Cubati, Mukolongodjo, Mupa e Calonga.FI/LHE/ART