Caxito – A presidente nacional das gloriosas do Partido Humanista de Angola, Suzana Sara, apelou neste sábado, em Caxito, província do Bengo, para a união da sociedade na luta contra a violência de menores.
Em declarações à imprensa no final de uma palestra sobre licença menstrual e pós-parto, no âmbito das celebrações do Março Mulher, frisou que a igreja, as famílias e o governo devem unir-se para combater a violência contra menores, um mal que enferma a sociedade.
Durante ano de 2022, disse, o INAC registou através da linha SOS criança 17 mil 725 casos de violência contra a criança, dos quais 4.935 casos de fuga a paternidade, 4.367 de violência física e 1.379 de violência sexual.
Sobre esses dados, a líder da organização feminina do PHA referiu que o governo deve criar escolas sociais e promover mais acções de sensibilização e moralização da sociedade.
Ressaltou que o papel da mulher já é reconhecido pela sociedade, estando representada no aparelho governativo em cargos de direcção e chefia.CJ/IF