Huambo – Trinta e cinco pessoas com deficiência beneficiaram de kits profissionais para decoração, corte/costura, culinária, entre outros, entregues no âmbito do Programa de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE), na província do Huambo.
A iniciativa, realizada no quadro Campanha da Acessibilidade, a decorrer de 10 a 31 de Maio, consta das estratégias de inclusão desta franja da sociedade nas políticas de fomento ao auto-emprego, com foco no aumento da sua renda.
O director do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) no Huambo, Edivaldo Costa, fez saber que, antes da entrega dos meios, os beneficiários foram capacitados em gestão de pequenos negócios e empreendedorismo.
Com esta iniciativa, disse, os beneficiários terão a oportunidade de sustentar as suas famílias, de forma tranquila.
Edivaldo Costa informou que, com a entrega de kits, foram criados 35 postos de trabalho directos e 100 indirectos.
Paralelamente, o responsável disse que mais de mil jovens estão a ser formados em empreendedorismo e gestão de pequenos negócios para, posteriormente, beneficiaram de kits profissionais e juntarem-se aos mais de mil 711 já contemplados, no âmbito do PAPE.
Referiu que, para além da formação e da distribuição de kits profissionais, o programa contempla a concessão de micro créditos, estágios laborais e a entrega de carteiras profissionais.
Em nome dos beneficiários, o presidente da Associação dos Desportistas com Deficiência do Huambo, Jaime Chilala, disse que a acção demonstra a dignificação desta franja da sociedade, que continua a ser discriminada e estigmatizada, principalmente na busca de emprego.
Por isso, espera que mais jovens com limitações físicas e outras, possam igualmente beneficiar de kits profissionais, para além de serem contemplados com micro créditos, para a criação de pequenos e médios negócios.
O PAPE, em curso desde Outubro de 2019, sob égide do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTESS), é um dos mecanismos de empregabilidade, com a previsão de abranger, até final de 2022, um universo de 83 mil e 500 jovens nas mais diversas componentes a nível do país, incentivando-os com iniciativas empreendedoras a alavancarem os seus pequenos negócios.