Cuito – Duzentos e vinte e oito portadores com deficiência e parteiras tradicionais na província do Bié beneficiaram hoje de diversos meios de locomoção e de trabalho de parto, num gesto da Fundação Lwini.
Dos meios entregues figuram 20 cadeiras de rodas de adultos e 10 para crianças, cinco triciclos, 20 pares de muletas, igual número de canadianas, 15 unidades de relógios, vara de orientação, óculos para invisuais e 120 pares de meias.
Constam ainda 10 kits completo de parteiras tradicional, três atados de roupa usada (fardo) e meios de cozinha, mecânica, corte costura, electricidade e agricultura.
Ao proceder à entrega, o director executivo da “Fundação Lwini”, Alfredo Ferreira, referiu que a doação visa tornar a vida das pessoas com deficiência mais simples, ajudando-as a integrarem-se na sociedade.
Garantiu que actividade do género, que se enquadra nas comemorações do 25º aniversário da criação desta fundação, a assinalar-se a 30 de Junho, será extensiva em outras províncias do país, ainda no decorrer deste ano.
O portador de deficiência Maurício Estrela, ao receber a cadeira de roda, agradeceu o gesto da instituição, referindo que a mesma vai permitir-lhe realizar as suas actividades com mais facilidade, com destaque para a deslocação à escola.
Contou ainda ser mais de 10 anos que não recebia uma cadeira e tinha muita dificuldade para tratar diversos assuntos.
Já Evalina Cassova, parteira tradicional há mais 40 anos, esclareceu ser igualmente a primeira vez a beneficiar de um kit completo, acrescentando que o mesmo irá melhorar a realização do trabalho de parto na comunidade aonde está inserida.
O acto contou com a presença da vice-governadora para área política, social e económica, Alcida de Jesus Camatele Sandumbo.AS/PLB