Malanje- O Projecto de Apoio à Sociedade Civil e à Administração Local em Angola (PASCAL), almeja maior participação das mulheres camponesas na governação local, visando a defesa dos seus interesses e envolvimento activo na vida pública.
Trata-se de uma iniciativa que estimula as mulheres rurais a soltar a voz diante dos problemas e sugerir soluções para os mesmos, através do reforço da inclusão social nos municípios, rumo a promoção do desenvolvimento sustentável, do fortalecimento e participação activa dos cidadãos na vida pública do país.
Para o efeito, a instituição em parceria com a Administração Municipal de Malanje, realizou hoje, quinta-feira, na comuna do Lombe (Malanje), uma acção formativa sobre “Participação e governos abertos”, dirigida a 20 mulheres afectas a Cooperativa Agrícola “Kinga mbote”.
Durante algumas horas, o evento abordou temas ligados ao fortalecimento das lideranças comunitárias, diferentes níveis de participação da mulher na vida do país, importância do fluxo de informações, desafios e limites da participação simbólica e decorativa, entre outros.
Na abertura, a directora municipal de Malanje da Acção Social, Branca Cassanje afirmou que a dinâmica da vida impõe à sociedade a estabelecer parcerias orientadas, funcionais e sustentáveis capazes de promover o desenvolvimento local.
Por sua vez, o ponto focal do PASCAL em Malanje, Jenuíno Roque disse que a formação enquadra-se nas estratégias do Projecto, de reforço dos mecanismos de tomada de decisões e da capacidade de produção agrícola e de sustento das famílias.
“Atendendo a preocupação do Executivo de promover a participação efectiva das mulheres na governação local, o Projecto PASCAL aparece para reforçar a capacidade e orientar as mulheres a participar nas decisões e nos espaços da governação local”, frisou.
Enquanto isso, a coordenadora da cooperativa Kinga mbote, Rosa Chico Cabonda considerou a formação como sendo uma mais-valia, pois vai ajudar as mulheres da Cooperativa a melhorar cada vez mais o seu nível de participação na coisa pública.
O PASCAL é um projecto do Governo angolano, financiado pela União Europeia com mais de 5 milhões de euros, com objectivo de contribuir para uma participação inclusiva e efectiva da sociedade civil, no processo de governação local. RM/NC/PBC