Huambo – Os participantes no II Conselho Consultivo do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) visitaram, esta quinta-feira, alguns empreendimentos sociais da cidade do Huambo, onde se inteiraram do seu funcionamento.
Trata-se dos centros Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC) e Cultural “Manuel Rui Monteiro”, ambos inaugurados a 12 de Janeiro último, pelo Presidente da República, João Lourenço, à semelhança do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR) palco do II Conselho Consultivo do MINTTICS.
A visita, encabeçada pelo secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, acompanhado pelo vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Elmano Francisco, decorreu, igualmente, nas obras do futuro Estádio Municipal do Huambo, em construção no bairro das Cacilhas, arredores desta cidade.
Durante a visita, os participantes receberam explicações detalhadas sobre o funcionamento dos referidos empreendimentos, sobretudo, dos laboratórios de energias renováveis e multimédia e da oficina de mecânica do CINFOTEC, para além do estado das obras do Estádio Municipal do Huambo, iniciado em Abril de 2023, actualmente, com 83 por cento de execução física.
No final, o secretário de Estado para Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, considerou positivo a visita, na qual os participantes ficaram satisfeitos com o roteiro, que abrangeu algumas imponentes infra-estruturas desta região do Planalto Central, inaugurados, recentemente, pelo Presidente da República, João Lourenço.
Destacou o CINFOTEC do Huambo, enquanto a maior do país, com muitos cursos na área das novas tecnologias vocacionados para o mercado de trabalho para os jovens, bem como do Centro Cultural “Manuel Rui Monteiro”, que garante a produção dos acervos e intercâmbio das artes cénicas no país.
Disse que os participantes ficaram admirados com a caracterização que esta região do Planalto Central do país apresenta, sobretudo, as grandes áreas ecológicas, para a promoção do turismo interno.
Relativamente ao CEFOJOR, palco do II Conselho Consultivo do MINTTICS, Nuno Caldas Albino, referiu tratar-se de um empreendimento que já tem o seu plano operacional, na qual está a fazer as inscrições para a formação dos primeiros quadros nacionais e, posteriormente, para os da África Austral em diversas línguas.
Programa do conselho
Sob o lema “Conectar e Comunicar para a Cidadania”, a actividade, que se inicia sexta-feira, sob orientação do titular da pasta, Mário Augusto da Silva Oliveira, vai abordar temáticas específicas, assim como uma Aula Magna alicerçada ao lema do II Conselho Consultivo, a ser proferida pelo especialista em estratégia, política e assessoria de imagem, João Pedro.
Para o segundo e último dia (sábado) prevê-se, entre outras sessões, a abordagem em torno do programa de reestruturação, modernização e os desafios das empresas públicas.
Seguidamente, decorrerá a realização de reuniões temáticas com os directores dos gabinetes de Comunicação Institucional e Imprensa e da Comunicação Social dos governos provinciais, com os adidos de imprensa das Missões Diplomáticas no exterior, com os directores das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, bem como com os responsáveis dos Registos e Modernização da Administração local.
O encontro vai contar com a presença dos secretários de Estado do MINTTICS, a governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, conselhos de Administração das empresas públicas, dos directores nacionais e directores gerais de instituições tuteladas, consultores, directores dos gabinetes de Comunicação Institucional, adidos de imprensa, responsáveis dos gabinetes provinciais da Comunicação Social e parceiros. ZZN/JSV/ALH