Malanje- O vice-governador de Malanje para o sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda, considerou hoje, segunda-feira, nesta cidade, que o Parlamento Infantil (PI), constitui um veículo de fortalecimento dos vínculos sociais e da criatividade das crianças.
De acordo com o responsável, o referido evento contribui ainda para a valorização da criança, disseminação de conhecimentos e para a consciencialização dos petizes sobre a vida pública do país e da comunidade em que estão inseridas.
Falando à margem da realização do Parlamento Infantil, Franco Mufinda destacou que a reflexão sobre a problemática da criança deve ser periódica, não apenas em ocasiões do género, por formas a se buscar soluções para o desenvolvimento integral dessa franja.
“O Parlamento Infantil, representa uma iniciativa importante, porquanto visa promover a participação das crianças na vida política e cívica da sociedade”, frisou, acrescentando que além disso proporciona um espaço de convivência, aprendizado, valorização e integração dos menores.
Por sua vez, a chefe dos Serviços Provinciais do Instituto Nacional da Criança (INAC), Sara Domingos disse ser pertinente a revitalização do PI, porquanto concorre para a criação de condições que permitam buscar soluções dos problemas com opiniões do próprio grupo alvo, bem como dá espaço à materialização dos 11 compromissos e da consolidação do projecto municipal amigo da criança.
Enquanto isso, a madrinha das crianças, Maria Nhunga, apelou aos encarregados de educação no sentido de estimularem as crianças a ter visão e pontos de vistas próprios que garantam transmitir ao governo sugestões tendentes a tomadas de decisão a seu favor.
Durante apenas algumas hora, o evento discutiu aspectos relacionados com a protecção da criança, direito ao registo de nascimento, saúde, educação e justiça social, entre outros e culminou com a eleição de duas crianças que representarão Malanje no encontro nacional a decorrer no final deste mês em Luanda.
O encontro teve como lema "Unidos pela Protecção da Criança, faça do seu município um exemplo" e nele participam membros do governo da província, autoridades tradicionais, religiosos e crianças de vários estratos sociais.
Ainda em fase de recolha de contribuições, o PI é um instrumento da Rede de Protecção à Criança, criado para promover a discussão dos problemas que afectam esta camada social e prevê incluir na sua génese elementos voltados à prevenção de abusos aos menores e protecção das crianças em situação de vulnerabilidade. RM/NC/PBC