Lubango- Em menos de 24 horas para a celebração do Natal, as tradicionais paragens de autocarros interprovincias da cidade do Lubango, Huíla, registam enchentes de passageiros que pretendem viajar para se juntarem às famílias na quadra festiva.
Trata-se de passageiros com destinos para Luanda, Huambo, Benguela, Cunene, Cuanza Sul e Malanje, assim como alguns de regresso destas províncias.
Em entrevista hoje, sábado, à ANGOP, nesta cidade, o estudante Barnabé Félix, com destino à Benguela, disse ser o momento de estar com a família distante, numa altura em que se cumpre uma pausa na escola.
Já o funcionário público João Lopes Ntyamba, vindo de Luanda, afirmou que além de passar o natal com a família, vai aproveitar fazer um passeio turístico pela cidade em função da nova imagem que apresenta nos últimos anos.
Por sua vez, o gerente do autocarro da empresa Transdedes, Hilário Martinho, afirmou que, nos meses de Novembro e Dezembro existe muita procura de passageiros mas tem sabido atender a demanda.
Questionado sobre o preço nesta altura da quadra festiva, sublinhou que mantêm-se inalteráveis.
Afirmou que a empresa melhorou os serviços com a entrada em funcionamento de quatro para oito autocarros por formas a resposnder a demanda.
Já o gerente em exercício de autocarros da Macon, Mário Santos, fez saber que a procura dos passageiros aumentou em Novembro de 130 para 312/dia.
Essa pressão obrigou a firma reforçar a frota de autocarros de seis para dez, de visando a atender a demanda, cujos resultados são satisfatórios.
Já o proprietário da empresa Orcalves, Orlando Alves, disse que definiu apenas a província do Cunene para transportes colectivos, pelo que está a contribuir na fluidez de passageiros sem sobressaltos.
Na ocasião, apelou aos proprietários de transportes públicos para não alterarem os preços, caso contrário vão estar a incorrer nos crimes de especulação.
Entretanto, a segunda comandante provincial da Huíla da Polícia Nacional, Madalena dos Santos, afirmou, recentemente, a imprensa para que os cidadãos mantenham uma postura exemplar e que consigam passar uma quadra festiva tranquila junto das suas famílias.
O Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana na província da Huíla tem controlado seis grandes operadoras de transportes interprovincias, com destaque para a Paufil, Macon, Rosalina Express e Orcalves.
A província da Huíla com uma dimensão territorial de 79 mil 023 quilómetros quadrados, tem uma população estimada em três milhões 185 mil 165 habitantes.