Huambo – Quatrocentos e quatro novos postos de trabalhos directos e mil 401 indirectos foram criados na província do Huambo, com a entrega, esta sexta-feira, de 355 kits profissionais diversos a igual número de jovens.
A entrega dos meios, no quadro da implementação da quarta fase do Plano de Acção de Promoção à Empregabilidade (PAPE), coube ao vice-governador local para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Helmano Inácio Francisco,
Trata-se kits ligados à agricultura, corte costura, pastelaria e culinária, cabeleira, pedreira, serralharia, pintura civil, canalização e jardinagem, distribuídos a jovens do município do Huambo.
Para além destes, outros 49 jovens dos municípios do Chinjenje, Huambo, Longonjo e Ucuma, beneficiaram de micro créditos, com valores a rondarem, entre 350 mil e sete milhões de Kwanzas, na perspectiva de desenvolverem melhor as actividades mercantis nas comunidades, com foco no aumento do auto-emprego e na geração de renda familiar.
Durante o acto, 27 jovens empreendedores receberam carteiras profissionais, que os habilita ao exercício da actividade, em diversos ramos, enquanto outros mil 295 foram outorgados com certificados de fim do curso de gestão de pequenos negócios.
De igual modo, quatro mil 893 jovens receberam certificados de fim do curso de formação técnico-profissional, intitulado avanço e capacita.
Com cifra, eleva-se para mais de 530 kits profissionais, distribuídos no âmbito das acções do PAPE, com um total de 130 micro-créditos e mais de três mil 300 postos de trabalhos criados, para além de mais de oito mil formados profissionalmente.
A propósito, o vice-governador Helmano Inácio Francisco destacou a importância do PAPE no processo de empregabilidade da juventude e de promoção do desenvolvimento socioeconómico.
Por isso, apelou aos beneficiários para o cumprimento das obrigações, em termos de pagamento dos impostos e reembolso dos valores dos equipamentos e dos micro-créditos.
Lançado em Outubro de 2019 e dentro daquilo que são as suas estratégias de promoção da empregabilidade, o PAPE estima criar, em todo país, 83 mil e 500 novos empregos para jovens, através de programas como “Fomento do auto emprego”, “Inserção no mercado de trabalho”, ”Incentivo ao empreendedorismo” e “Capacita”.