Luena – Oitenta e cinco jovens já podem criar o seu próprio emprego, após concluírem, nesta quinta-feira, os cursos de barbearia, decoração, montagem de antena parabólica, cabeleireiro, culinária, no quadro do Programa de Acção para a Promoção à Empregabilidade (PAPE).
Os cursos de dois meses incluíram ainda formandos das áreas de reparação e manutenção de geradores de pequeno porte, numa promoção do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).
De iniciativa do Governo angolano, o PAPE visa, entre outros objectivos, fomentar e apoiar o espírito de iniciativa na juventude com kits de trabalho e financiamento a empreender para que se combater à fome e à pobreza.
Até ao momento foram dispobilizados dois milhões de kwanzas para apoiar na compra do material à população jovem do Moxico, no quadro do PAPE lançado em Agosto último.
Em nome dos formandos, João Gabriel destacou o gesto do Executivo que aposta forte na formação da juventude, e prometeu não defraudar as expectativas esperadas pela sociedade, no quadro do empreendedorismo.
Por seu turno, o chefe de serviços provincial do INEFOP do Moxico, Cahilo Guerra Mupila, reiterou que o Executivo mantém o compromisso da profissionalização dos jovens para ajudar no desenvolvimento e crescimento do país.
Já o vice-governador para o sector Político, Social e Económico, Victor da Silva, aconselhou os formandos a praticar o conhecimento absorvido ao longo dos dois meses de formação, que os habilita a concorrer aos créditos bancários, através dos programas de alívio financeiro criados pelo Executivo.
Em 2020, o INEFOP formou 887 jovens, 81 dos quais beneficiaram de crédito financeiro no valor de 320 mil kwanzas, cada, junto do Banco Sol, enquanto 23 beneficiaram de kits de ferramentas, para o fomento da agricultura, apicultura, alfaiataria, carpintaria, moageira e serralharia.