Uíge – Oito mil e 836 postos de trabalho foram criados, na província do Uíge, de 2019 a 2023, pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), com a entrega de 1.713 kits de auto emprego aos jovens.
Em declarações à ANGOP, esta terça-feira, o chefe dos Serviços Provinciais do INEFOP no Uíge, Bozardo Bongo, explicou que dos postos de trabalho criados, 6.906 são masculinos e 1.930 femininos.
Trata-se de kits de canalização, agricultura, serralharia, jardinagem, mecânica, construção civil, electricidade, electrónica, corte e costura, entregues no âmbito do Plano de Acção para a Promoção de Empregabilidade (PAPE).
Em relação à formação técnico-profissional, disse que no ano transacto, o INEFOP formou 1.050 jovens, nos cursos de electricidade, informática, decoração, carpintaria, canalização, agricultura, corte e costura, secretariado, hotelaria e turismo e auxiliar de infância.
O INEFOP no Uíge conta com centros de formação profissional nos municípios do Uíge, Negage, Maquela do Zombo, assegurados por 105 formadores. NM/OHA