Caála - Mil e 508 novos postos de trabalho foram criados, este ano, na província do Huambo, pelo Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), soube hoje, segunda-feira, a Angop.
A informação foi avançada pelo director Nacional do Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Leonel Bernardo, durante a segunda fase de atribuição de kits profissionais a 27 jovens do município da Caála (Huambo).
Disse que o PAPE permitiu a distribuição de 54 micro-créditos, com um financiamento entre Kz 320 mil (pacote mínimo) a sete milhões de Kwanzas (pacote máximo), para apoiar as iniciativas empreendedoras da juventude, com foco para o ramo empresarial.
O responsável frisou que o plano contempla, igualmente, a atribuição de carteiras profissionais aos jovens com reconhecimento e validade legal no território angolano, para que rapidamente seja possível a consolidação dessas iniciativas.
“Estamos no caminho certo e continuaremos a concretizar estas acções de forma a abranger um maior número de jovens desempregados nas comunidades”, salientou o responsável.
Leonel Bernardo fez saber que o PAPE é um conjunto de medidas e acções que visam a inserção dos jovens na vida activa, com o fomento do auto-emprego.
Foram distribuídos “kits” profissionais de electricidade, carpintaria, agricultura, barbearia, cabeleira, canalizador, soldador, pintor, marcenaria, serralharia, corte-costura, jardinagem, manicure e pédicure, para além de micro-créditos aos jovens formados técnica e profissionalmente.
O PAPE é sustentado por via dos eixos temáticos relacionados com fomento ao auto-emprego, programa de estágios profissionais e “avanço”( projecto de melhoramento das competências profissionais), oficinas de trabalho, microcrédito, construção de centros de formação, reabilitação e reequipamento de centros formativos, assim como programas de instrução de empreendedorismo e gestão de pequenos negócios.