Luena – Dezassete jovens do município do Luacano, província do Moxico, beneficiaram de kits de várias especialidades técnico-profissionais para o fomento do autoempregro, no quadro do Plano de Acção de Promoção da Empregabilidade (PAPE).
Trata-se de finalistas dos cursos de electricidade, pintura, carpinteiro, pedreira, corte e costura, agricultura, barbearia, entre outros, que têm a missão de gerar rendas para seu sustento e das respectivas famílias.
Damásio Ginga, um dos beneficiários que recebeu o kit do governador provincial, Gonçalves Muandumba, comprometeu-se em desenvolver as suas actividades viradas para o fomento da agricultura para aumentar a produção agrícolas e contribuir na auto-suficiência alimentar e nutricional.
O PAPE, na região, desde 2020, já formou, nas suas quatro fases, dois mil 113 jovens na província do Moxico, tendo sido entregue 526 micros crédito, 285 kits profissionais, 85 carteiras profissionais, permitindo criar mil 806 postos de trabalho.
Lançado em Julho 2019, em Menongue, província do Cuando Cubango, o PAPE é um programa do Governo angolano, criado a luz do Decreto Presidencial 113/19, virado para aumento dos níveis de empregabilidade, como mecanismo de combate a pobreza e a exclusão social.
Visa ainda fomentar e apoiar o espírito de iniciativa dos empreendedores, fundamentalmente dos jovens e mulheres, valorizando o exercício das profissões.