Caungula – Quarenta e sete jovens beneficiaram hoje, quarta-feira, de kits de culinária, pedicure e manicure, eléctricidade, pastelaria, serralheria e cabeleireiro, para o fomento do auto-emprego no município de Caungula, província da Lunda Norte, no âmbito Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE).
A entrega dos kits enquadra-se na 6ª fase da implementação do PAPE na província da Lunda Norte, segundo o chefe dos serviços provinciais do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), João Palata.
Reiterou que o projecto é contínuo e vai continuar a priorizar jovens do interior da província, com vista o combate do êxodo rural, por parte desta franja.
Fez saber que os beneficiários foram formados em matérias de empreendedorismo e gestão de pequenos negócios, apelando responsabilidade aos mesmos na implementação dos seus negócios.
Desde o lançamento do PAPE na Lunda Norte, em 2020, 2.289 jovens já beneficiaram de kits de trabalho e micro-crédito, o que permitiu a geração de 3.537 postos de trabalho.
Já foram também atribuídas 32 carteiras profissionais para os fazedores de artes que não tinham nenhuma formação profissional.
O PAPE na Lunda Norte, permitiu até ao momento, a formação de 2.586 jovens em empreendedorismo e gestão de pequenos negócios, 60 em canalização, electricidade e mecânica.
O PAPE é sustentado por via dos eixos temáticos relacionados com fomento ao auto-emprego, programa de estágios profissionais e “avanço”( projecto de melhoramento das competências profissionais), oficinas de trabalho, microcrédito, construção de centros de formação, reabilitação e reequipamento de centros formativos, assim como programas de instrução de empreendedorismo e gestão de pequenos negócios.