Ondjiva - Cento e 35 famílias afectadas pela fome, em consequência da seca, da comuna de Otchinjau, município da Cahama, província do Cunene, beneficiam de bens alimentares, uma iniciativa do Programa Alimentar Mundial (PAM).
Enquadrado no programa de assistência humanitária às populações carenciadas, cada família beneficia de uma cesta básica mensal composta por arroz, farinha de milho, feijão, óleo e sal.
A informação foi avançada, esta quinta-feira, pela coordenadora do Projecto de Tratamento a Desnutrição Aguda na comunidade do PAM, Alda Domingos, sublinhando que o plano, com uma duração inicial de três meses, enquadra-se no programa de resposta à seca que afectou a região sul do país.
Por seu turno, o administrador municipal da Cahama, José Mário Katiti, que falava na cerimónia de lançamento da iniciativa, agradeceu o gesto, elogiando a colaboração dos parceiros em prol dos mais necessitados.
Lembrou, que a Cahama constitui um dos municípios mais afectado pela ausência de chuva, que prejudicou a campanha agrícola de 2021, trazendo grandes problemas de fome na população.
" As chuvas que se fazem sentir nos últimos meses, aliviou o problema de água, mas a alimentação só depois da época de colheita, por isso a ajuda de todos segmentos da sociedade é fundamental, a fim de suprir a carência alimentar destas famílias", realçou.
Com uma estimativa de milhão, 157 mil e 491 habitantes, a província do Cunene registou 514 mil e 855 pessoas afetadas pela seca.