Cuito - Dois cidadãos nacionais, pai e filho, foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Bié, acusados do crime de homicídio negligente, cuja vítima é filha de um dos implicados.
Segundo um informe do SIC que a ANGOP teve hoje acesso, tudo aconteceu na comuna do Cunje, município do Cuito, entre os dias 22 e 24 de Janeiro, quando os acusados, de 76 e 33 anos de idade, ao exercerem a medicina de forma ilegal, acabaram por provocar a morte de uma menor de quatro anos.
A nota explica que o progenitor da menina, sem formação profissional, apercebendo-se que a filha estava aparentemente doente, decidiu medicá-la com duas injecções de dipirona (analgésico), para reduzir a possível febre. No dia seguinte, aplicou uma outra injecção de artemeter (anti-palúdico).
Não havendo melhorias, lê-se no documento, canalizou um balão de soro "dextrose", que, em pouco tempo, causou uma inflamação numa das nádegas.
Diante dos factos, o progenitor contactou o seu pai (avó da vítima), que, também sem experiência, pegou numa lâmina e fez um corte na parte inflamada.
O acto provocou graves ferimentos na menina, que não resistiu e acabou por morrer no dia 29, no interior da residência. BAN/PLB