Lubango – Quinhentos e três taxistas foram sensibilizados hoje, sexta-feira, no Lubango, província da Huíla, numa operação stop que visou dissuadi-los a consumir bebidas alcoólicas no exercício da condução.
A actividade enquadrada no programa das comemorações do dia internacional da pessoa com deficiência foi realizada no troço rotunda do bairro “João de Almeida”- mercado do Mutundo e Arco-íris.
A mesma visou, igualmente, proceder a distribuição, de cartilhas com informações a respeito dos regulamentos vigentes e prioridade às pessoas com necessidades especiais.
Segundo o director do centro de referência Elavoko, que faz advocacia para pessoas com deficiência, que promoveu o evento, João Francisco, a acção atingiu os seus objectivos e houve uma importante receptividade dos automobilistas.
Já o chefe de departamento provincial de trânsito e segurança rodoviária na Huíla, superintendente-chefe, Franco António, considerou de “transcendente importância” a realização da operação stop, como forma de chamar atenção aos automobilistas sobre a necessidade de respeitar o regulamento r dar prioridade às pessoas com deficiência física e mental.
O programa das comemorações do dia internacional da pessoa com deficiência iniciou a um deste mês com actividades recreativas e desportivas e encerram este sábado com a realização de um torneio de basquetebol. JT/MS