Malanje- O Presidente Nacional da Organização de Pioneiros Agostinho Neto (OPA), António Rosa, manifestou hoje, sábado, nesta cidade, interesse de trabalhar com os governos provinciais no combate aos actos de vandalização dos bens públicos, cujo fenómeno se prolifera no país.
De acordo com o responsável, o momento exige desencorajar os agentes de todos os actos ilícitos, sobretudo que prejudicam o bem-estar social comum, daí que a OPA responde a esse desafio.
Falando no final da audiência com o vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda, António Rosa, referiu que uma das atribuições da OPA é a educação moral e cívica e patriótica e incutir as boas maneiras e hábitos nos petizes, por isso a luta contra os males sociais é um facto.
Relativamente a visita a Malanje, disse que visa junto do governo, a criação de condições para o acto central das comemorações do 61º aniversário da OPA, que a província acolhe a 1 de Dezembro próximo.
Aventou a possibilidade de se mobilizar cidadãos de vários estratos para o evento, que culminará com o ingresso de mais de 200 crianças nas fileiras da organização.
Por sua vez, o vice-governador Franco Mufinda manifestou o apoio institucional do governo aos projectos da OPA na província de Malanje.
Reiterou o apelo ao trabalho constante de moralização e educação cívica da nova geração, a fim de desencorajar os males que assumem contornos desabonatórios na sociedade.
Durante a sua estadia de três dias em Malanje, o presidente António Rosa, vai manter encontros com o secretariado executivo provincial e visitar os cantinhos de amizades da OPA nos municípios de Malanje e Cacuso.
O programa reserva a realização de palestras sobre “Educação Moral e Cívica” e “Vamos aprender as boas maneiras e os bons Hábitos”.
Actualmente a Organização de Pioneiro Agostinho Neto, controla a nível de todo o país, 383 mil crianças de diferentes seguimentos sociais. RM/NC/PBC