Cuito - A Organização Não-Governamental Checa People in Need (PIN) encerrou hoje, na cidade do Cuito, o projecto Youth4Change (Juventude para a Mudança), com resultados que permitiram apoiar perto de 10 organizações, 42 professores do ensino médio e universitário.
O projecto, que contou com um financiamento de 800 mil euros da União Europeia, foi implementado em 36 meses nas províncias do Bié e Huíla, para contrapor os efeitos negativos da covid-19.
Em declarações à ANGOP, o gestor deste programa, Bonifácio Sabino, adiantou ainda que foram abrangidos, igualmente, 20 autoridades tradicionais e do sector privado, igual número de representantes da academia, 800 estudantes universitários e do ensino médio, entre outras instituições.
Confirmou ainda que as ONG envolvidas neste processo beneficiaram, numa primeira fase, de um milhão e 500 mil kwanzas, e, na segunda, três milhões.
Os valores serviram para capacitar os jovens para o auto-emprego, combate ao racismo, merenda escolar, campanha sobre poluição atmosférica, saneamento básico, inclusão de jovens, entre outros.
Por sua vez, o director do Gabinete da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos do Bié, Afonso Belo Sanguvila, enalteceu o gesto da PIN na implementação do projecto Youth4Change, na medida em que fortaleceu os jovens na aposta do empreendedorismo e na melhoria de condições de vida das suas famílias e não só.
Encorajou a referida organização a prosseguir na materialização de programas que visem atingir o bem-estar das populações locais, principalmente de jovens.
O projecto cingiu-se no apoio das organizações da sociedade civil de jovens que desenvolveram acções de sensibilização sobre o novo coronavírus e a distribuição de materiais de protecção e higienização, como máscaras e sabão para as famílias vulneráveis, em parceria da Associação de Jovens Movidos por Angola.
Incluiu ainda uma metodologia de ensino inovadora e inédita em Angola “On World in Schools”, para estimular o pensamento crítico e o engajamento da juventude por meio da exibição de documentários e a organização de debates e outras actividades relacionadas com temas como cidadania activa, meio ambiente, entre outros.
Em 2021, no Bié, a PIN lançou o projecto género em tempos de covid-19, que abrangeu também a Huíla, onde beneficiou cinco mil mulheres para desenvolverem um negócio alternativo, num investimento que ronda os 286 mil euros, financiados pela União Europeia.
Este programa teve como objectivo contribuir para a redução do impacto negativo da pandemia nas mulheres, apoiando-as no desenvolvimento de negócios alternativos.
Houve ainda a materialização do projecto denominado "covid-19 a bazar", com financiamento da Unitel de 15 milhões de Kwanzas, que possibilitou enviar mensagens aos números registados nesta operadora sobre saúde, especialmente, da covid-9, de modo que haja cada vez mais prevenção, evitando assim o seu contágio.
A People In Need é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, criada na República Checa, em 1992. Oferece assistência humanitária e de desenvolvimento em mais de 20 países.
Em Angola, trabalha desde 2006 na implementação de projectos virados à educação, agricultura, água, saneamento e higiene, saúde comunitária e nutrição, género e sociedade civil, protecção à criança e direitos humanos.