Viana – Um projecto filantrópico voltado à reabilitação de delinquentes, toxicodependentes, desempregados e ex-presidiários foi apresentado, esta quinta-feira, no município de Viana, pela Organização Não-Governamental Angola 2000, que espera envolver mais de nove mil pessoas em três anos de implementação.
Denominado Elavoko 3, o projecto vai ser implementado nos municípios de Viana (Luanda), Balombo e Bocoio (Benguela) e surge na sequência de dois outros promovidos pela instituição relacionados à promoção dos direitos humanos, combate à delinquência juvenil, educação para paz e resolução de conflitos.
Segundo o técnico do projecto da organização, Frederico Mário, a meta do programa é provindenciar formação técnico-profissional e potenciar iniciativas geradoras de renda, para que este grupo de pessoas possa ver melhorada a sua condição social e financeira.
De acordo com o responsável, com esta iniciativa espera-se melhorar as condições de vida da juventude e a convivência pacífica nas comunidades dos três municípios visados.
Por seu turno, o presidente da ONG, Cirilo Mbongue, disse que o projecto vai envolver psicólogos, advogados e outros especialistas que durante sessões formativas vão passar ferramentas para que os beneficiários possam desenvolver actividades auto-sustentáveis e que os afaste da delinquência.
Realçou que a reabilitação é a palavra-chave do projecto, que conta com a parceria de administrações municipais, igrejas, centros de formação profissional, entre outras instituições públicas e privadas.
A ONG Angola 2000 foi fundada em 1999 e é membro observador da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos, da Rede Internacional de Acção contra Armas de Pequeno Porte e da Campanha Internacional para Abolição de Armas Nucleares.FCC/AA/MCN