Luena - Uma campanha de sensibilização sobre a importância do Censo Geral da População (2024) está a ser desenvolvida na língua nacional Cokwe pela Organização da Mulher Angola (OMA) no Moxico, com vista ao esclarecimento do processo censitário nas comunidades.
A campanha visa munir a população com informações detalhadas sobre o Censo Geral da População e Habitação que o país realiza a partir do 19 de Julho próximo, conforme a secretária local da organização feminina do MPLA, Fátima Zangata, que falava este sábado à ANGOP.
De acordo com a responsável, além da língua nacional Cokwe, disse que a mensagem sobre o Censo está a ser propagada por meio de teatro em todas as secções de base que a organização controla, direccionado principalmente para as mulheres, pela responsabilidade que carregam nas famílias.
A ideia principal, disse, visa passar informações para a necessidade das famílias colaborarem com os recenseadores na cedência de informações que serão solicitadas.
Apelou ao civismo e patriotismo da população para que os objectivos preconizados pelo Estado sejam concretizados.
Na província do Moxico foram actualizadas duas mil 929 secções censitárias, durante o processo de actualização cartográfica que decorreu em todo o território nacional.
A região, com cerca de um milhão e 200 mil habitantes, conta com nove municípios, tendo uma superfície de 223 023 km2 (a maior do país).
É limitada ao norte pela província da Lunda-Sul, ao leste pela República Democrática do Congo (RDC) e pela Zâmbia, ao sul pelo Cuando-Cubango e, ao oeste pela província do Bié.
O primeiro recenseamento populacional após a Independência Nacional foi realizado em 2014. Na altura, o país tinha 28.4 milhões de habitantes (mais de 750 mil no Moxico). MT/TC/YD