Dundo – Três obras inseridas no Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM) no município de Lucapa, província da Lunda Norte, estão paralisadas desde Março do ano em curso por falta de pagamentos aos empreiteiros, informou, nesta terça-feira, o administrador municipal, Daniel Mutaza.
Trata-se de duas escolas, uma de 12, uma de sete salas e uma residência de função, cuja xecução física não correspondiam com a execução financeira.
Sem avançar o valor já disponibilizado, informou que a administração está a trabalhar com a Direcção Nacional de Investimentos Públicos do Ministério das Finanças no sentido de regularizar a situação e retomar as empreitadas o mais rápido possível.
As escolas custam 849 milhões Kz e serão executadas em nove meses, enquanto a residência de função do tipo T3 está orçado em 75 milhões Kz.
O valor global das empreitadas, que geraram 376 empregos, é de mil milhões 192 milhões 800 mil kz, incluindo o apetrechamento e a fiscalização.
No quadro do PIIM, estão previstas, no total, a execução de 69 projectos na Lunda Norte, cinco dos quais sob responsabilidade do Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado, orçados em 19 mil milhões 14 milhões 399 mil 667 kz.
Lançado a 27 de Junho de 2019, o PIIM é um programa de iniciativa do Presidente da República avaliado em dois mil milhões de dólares, que abrange os 164 municípios do País.
O município de Lucapa tem 190 mil habitantes distribuídos nas comunas de Xá Cassau, Capaia e Camissombo.