Cuanhama – Os deputados do ciclo provincial do Cunene consideraram, nesta quinta-feira, satisfatório o ritmo do andamento das obras inseridas do Plano Integrado de Intervenção nos municípios (PIIM), a nível do município do Cuanhama.
Os parlamentares visitaram as obras dos complexos residencial dos professores e enfermeiros nas comunas do Evale, Nehone e Môngua, ambas com nove moradias do tipo T1.
Com uma execução física de 76 porcento e financeira de 63, a empreitada do Nehome é a mais avançada.
Os deputados constataram igualmente os avanços na construção dos centros de saúde das comunas de Ondjiva e Môngua, com capacidade para 30 camas cada.
O projecto de iluminação pública de um quilómetro e 700 metros, bem como mil ligações domiciliares da comuna do Evale também mereceu elogio dos deputados.
Avaliado em 118 milhões, 977 mil, 133 kwanzas e 24 cêntimos, tem um execução física de 60 por cento e financeira de 42.
Em declarações à imprensa, o coordenador do grupo de deputados no Cunene, Sérgio Vaz, confirmou que o grau de execução é animador em relação a parte física e financeira.
O município do Cuanhama foi contemplado com 12 projectos do PIIM, que permitiu a criação de 380 empregos.
Os mesmos estão avaliados em um mil milhões, 933 milhões, 766 mil e 580 kwanzas.
A nível geral, o PIIM na província do Cunene foi contemplado com 57 projectos, consubstanciados na construção de escolas, unidades sanitárias, vias estruturantes, melhoria do saneamento básico, entre outros, avaliados em 21 mil milhões, 993 milhões e 591 mil kwanzas.