Huambo - As obras do futuro Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR) do Huambo, em curso desde Fevereiro de 2014, registam um grau de execução física de 85 por cento, soube hoje, quinta-feira, a ANGOP.
Inicialmente previstas para serem concluídas em 18 meses, após o seu início, as mesmas foram interrompidas no final de 2016, por questões financeiras, e retomaram apenas em Junho de 2019.
De acordo com a OMATAPALO, construtora da Obra, os trabalhos registam um ritmo satisfatório, estando, neste momento, a decorrer os acabamento e apetrechamento da infra-estrutura, com capacidade para formar mais de mil quadros do sector da comunicação social, por cada ciclo formativo.
A fonte falava à margem de uma visita efectuada ao empreendimento pelo secretário de Estado para as Autarquias Locais, Márcio Daniel, que trabalhou durante três dias nesta região do planalto central, com o objectivo de constatar o grau de execução dos projectos públicos.
Quanto ao prazo da conclusão das obras, disse não existir uma data específica e que tudo depende das orientações do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de informação e Comunicação Social.
O empreendimento, a ser erguido no bairro Macolocolo, arredores da cidade do Huambo, numa área de mais de 800 mil metros, está composto por 16 salas de aulas, salas de professores, 87 dormitórios para o internamento de alunos, com capacidade para albergar 300 estudantes, auditórios, estúdios de áudio de rádio, televisão e imprensa, biblioteca e casas de passagem.
A construção da centro, considerado o maior do país e que servirá também para a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), está orçada em 35 milhões, 871 mil e 925 dólares norte-americanos. VKY/ART