Sumbe - As obras de requalificação da cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, estão com uma execução física na ordem de 65 por cento, informou, esta terça-feira, o director do Gabinete Provincial de Infra-Estruturas, Abel Vasco Caliata.
De acordo com o responsável, que falava à imprensa no final da visita do governador provincial, Job Capapinha, os trabalhos decorrem sem sobressaltos e correspondem aos parâmetros subscritos nos contratos.
“As obras decorrem a bom ritmo. Neste momento, a empresa que executa os trabalhos está a colocar a rede de esgotos nas principais ruas e a terraplanagem, para posteriormente concluir a asfaltagem das estradas. Estamos confiantes de que a empreitada será concluída no prazo acordado”, salientou.
Contudo, referiu que foi recomendado ao empreiteiro no sentido de terminar os pendentes da Rua da Liberdade, concernente à conclusão dos passeios, por forma a permitir a circulação de pessoas e bens sem constrangimentos.
Entretanto, com o objectivo de garantir maior fluidez ao trânsito, na cidade do Sumbe, foi aberta hoje a rua da Segunda Guerra de Libertação Nacional, na Estrada Nacional (EN) 100.
Orçadas em mais de 460 milhões de dólares norte-americanos, o Projecto de Desenvolvimento das Infra-estruturas Integradas do Sumbe contempla a construção de 1.816 moradias (1260 T2 e 556 T3), a reabilitação das redes técnicas da cidade (água, energia, estação de tratamento de resíduos e passeios) e o reforço das encostas instáveis, onde vivem actualmente centenas de pessoas.
A cargo da empreiteira China Harbour Engineering Company (CHEC), o programa inclui trabalhos de drenagem, reconstrução de 13 quilómetros de ruas, a renovação da iluminação pública e das redes de telecomunicações.IS/MCN