Lubango - O Núcleo Feminino da Rádio Nacional de Angola, na Huíla, solidarizou-se hoje, sábado, com as crianças internadas da Pediatria do Lubango “Pioneiro Zeca”, com uma doação de sopas. Mimos e apoio moral aos familiares dos pacientes internados.
Trata-se da sexta edição da “Sopa solidária”, que o grupo de mulheres da Rádio Huíla realiza, um evento que acontece em Dezembro, mas o deste ano aconteceu pela primeira vez fora das instalações da emissora.
Ao falar do evento, a porta-voz do núcleo, Esperança Java, disse que a ideia foi satisfazer as crianças que precisam de carinho e uma sopa quente, assim como amenizar a dor e aflição das mães, muitas delas provenientes de outros municípios e sem acolhimento.
Manifestou que para além da sopa, o núcleo ofereceu balões e outros mimos às crianças e por ser época de Natal juntaram-se ao grupo-alvo para mostrar que com amor é possível vencer os obstáculos, pelo que serviram para 250 crianças, para além dos seus acompanhantes.
Por sua vez, a supervisora do dia na pediatria, Eufrásia Tomé, ressaltou que a unidade agradece o gesto do núcleo e pediu que a actividade se repita por mais vezes, pois o calor humano dos visitantes para os pacientes é primordial na sua recuperação.
Ressaltou ser uma prática comum nesta época do ano, de receberem alguns grupos a solidarizarem-se com os pacientes, mas alertou as necessidades não são só no mês de Dezembro, ou em Junho, em as crianças existem, mas o ano inteiro.
Fez saber que o hospital tem um total de 183 pacientes internados dos quais 33 na unidade especial de nutrição. Nas principais patologias constam a malária, as doenças diarreicas agudas e de fórum respiratório.
A edição anterior da “Sopa Solidária” serviu um almoço nas instalações da Rádio Huíla a 300 pessoas entre crianças e adultos de e na rua.
O núcleo de mulheres da Rádio Nacional de Angola, a Huíla, existe há 11 anos. EM/MS