Moçâmedes - O reverendo da Igreja do 7º Dia, Maravilha Zorobabel, apontou o diálogo contínuo como a única via para a manutenção da harmonia e do amor entre os casais, principalmente os jovens.
Segundo o religioso, o dialogo mantém o círculo familiar mais estável e evita a desestruturação dos lares.
Dissertando sobre “a gestão de conflitos no lar”, palestra realizada pelo Gabinete Provincial da Acção Social Família e Igualdade de Género, na última sexta-feira, na cidade de Moçâmedes (Namibe), o reverendo alertou que a falta de diálogo concorre para a existência de casos de violência doméstica e de divórcios.
Exortou as famílias para evitarem as interferências na vida conjugal dos mais jovens, por criar um certo “desconforto” e incitar actos de violência, que podem ser verbal ou física, entre o casal.
A palestra realizou-se no âmbito da jornada da pessoa idosa. Na ocasião, o docente Jerónimo Valdemiro Carlos falou da violência doméstica, tendo enfatizado que a falta de comunicação entre o casal tem contribuído para a separação.
O uso de bebidas alcoólicas e a perca de valores morais e cívicos foram igualmente apontados, pelo docente, como elementos que motivam os conflitos domésticos.
Na ocasião, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Sandra Somene, revelou que, de Janeiro a Outubro do corrente ano, foram notificados 240 casos de violência doméstica. FH/FA/OHA