Moçâmedes - A vice-governadora do Namibe para o sector Político, Económico e Social, Anica de Sousa, aconselhou, esta sexta-feira, em Moçâmedes, as crianças a usar com cuidado as plataformas digitais, por também serem fontes de más práticas.
Anica de Sousa, que falava no acto comemorativo do Dia da Criança Africana, que hoje se assinala, disse que é responsabilidade dos pais assegurar que as crianças tenham um acesso seguro e responsável ao mundo digital.
Reconheceu que a tecnologia e a internet têm o poder de transformar vidas e proporcionar inúmeras oportunidades para o desenvolvimento das pessoas, no entanto, também se verificam desafios significativos com a falta de conteúdos relevantes, principalmente os riscos associados ao mau uso das plataformas digitais.
Realçou ainda que o Governo provincial do Namibe tem vindo apoiar inúmeras iniciativas que levem as crianças adolescentes e jovens a terem acesso às tecnologias digitais de forma segura, criativa e inovadora, para ajudar a exercer toda a gama de direitos civis, políticos, culturais, económicos e sociais.
Na ocasião, a estudante do curso de informática, Bruna José da Costa, pediu ao executivo e encarregados de educação a continuar a apoiar a formação das crianças e a monitorar as formas como são usados os dispositivos electrónicos, para que não sejam prejudicados por estas tecnologias.
Realçou que os direitos da criança devem ser respeitados e protegidos também no ambiente digital, pois apesar de desempenhar um papel significativo e fazer parte na vida quotidiana de qualquer pessoa, não foi originalmente desenvolvido para as crianças.
O evento contou ainda com uma feira sobre os direitos da criança no ambiente digital, onde foram expostos vários trabalhos tecnológicos desenvolvidos por estudantes do Instituto Médio Politécnico Pascoal Luvualu. FH/ART