Moçâmedes - Dezassete residências vandalizadas na centralidade da "Praia Amélia", em Moçâmedes, há mais de um ano, foram hoje, terça-feira, sorteadas a favor de funcionários da Saúde da província do Namibe.
Neste sorteio, concorreram mil e quinhentos funcionários de diferentes unidades sanitárias da província, segundo o responsável do sector, Coríntios Miguel.
Disse ser um modelo que o sector encontrou para garantir a transparência do processo e mostrar à comunidade o interesse do Governo provincial em fazer mais e melhor pela vida das pessoas.
“É um momento muito singular e para o sector da saúde em particular, desde a instalação das centralidades, sendo este o primeiro cenário que estamos a registar, pois em fases anteriores as residências foram atribuídas mediante outros procedimentos", acrescentou.
Reconheceu a atitude nobre do Fundo de Fomento Habitacional por ter cooperado com o governo provincial em suprir a ânsia, em termos de habitação, dos profissionais de saúde na província.
Segundo ainda Coríntios Miguel esta é uma das preocupações manifestadas no período eleitoral pelos profissionais de saúde com o partido MPLA, onde manifesta o interesse de ter uma casa, já que haviam muitas vandalizadas.
Na ocasião, o responsável do Fundo de Fomento habitacional no Namibe, Paulo Araújo, disse que só devem habilitar-se ao imóvel todo aquele que nunca beneficiou de nenhuma residência nas centralidades do país e só lhes serão entregues tão logo sejam reabilitadas, já que sofreram actos de vandalismo.
O mesmo processo foi feito para os docentes do ensino superior e posteriormente será para o sector da educação, com mais de trinta casas disponíveis.
Nas residências que aguardavam por um processo de entrega, os meliantes retiraram as portas, janelas, caixas eléctricas e loiça sanitária. FA/MS