Moçâmedes - O comandante Provincial da Polícia Nacional do Namibe, comissário Alberto Sebastião Mendes, anunciou hoje, terça-feira, em Moçâmedes, que a partir de Novembro próximo novas regras serão impostas à actividade de moto-táxi, por forma a manter a ordem e a tranquilidade na via pública.
Falando num encontro que manteve com mais de trezentos moto-taxistas da província do Namibe, o comandante anunciou que em Novembro todo aquele mototaxistas que estiver a circular na via pública sem carta de condução, verbete, capacete e outros documentos será multado de acordo com a Lei.
Outra medida passa por impedir que moto-taxistas ciculem a altas horas da noite com objecticos contundentes, como armas brancas, tendo avisado que esses serão considerados meliantes.
Disse ainda que a Polícia Nacional no Namibe não pode aceitar actos de indisciplina na via pública. “ Não queremos transformar a nossa província em local como alguns países de África onde a anarquia e a indisciplina se fazem sentir. O espírito deixa andar não pode mais continuar, pois este é o quarto encontro que estamos a realizar, mas ainda notamos moto-taxistas que não mudaram de comportamento”, alertou.
Frisou que a Polícia está neste momento a pautar pelo caminho da pedagogia, o diálogo, por forma a evitar excessos, reconhecendo que essa profissão tem ajudado muitas famílias jovens e no desenvolvimento da província, mas é preciso que haja regras, disciplina e diálogo permanente entre as partes, para que se crie um ambiente de harmonia e camaradagem .
Garantiu ainda que a Polícia Nacional, em colaboração com o Governo da Província, está a trabalhar na criação de condições para a melhoria dos sinais de sinalização, passadeiras e semáforos, não só para os mototaxistas, mas também os peões.
Salientou ainda que a Policia em coordenação com as associações dos mototaxistas vai criar brigadas para melhor organização e disciplinar a actividade.