Moçâmedes - Quatrocentos e 78 crimes diversos foram registados durante o terceiro trimestres do ano em curso, na província do Namibe, menos 56 em relação ao segundo trimestre anterior.
De acordo com o Comando Provincial da Polícia Nacional no Namibe, dentre os delitos constam ofensas corporais voluntárias simples, roubos, furtos, violações sexuais, com uma média diária de fixada em 5.3 crimes/dia e redução de 0.6/dia.
Ao dirigir-se à imprensa, hoje em Moçâmedes, o segundo comandante provincial adjunto pela Ordem Público, Fernando António, salientou que lidera a lista de crimes, o município de Moçâmedes com 350, seguido da Bibala (58), Tômbwa (40), Kamucuio (26) e Virei (4).
O subcomissário, que falava no acto de abertura do encontro da reunião da Comissão Provincial da Coordenação Judiciaria, fez saber que 336 processos crimes foram esclarecidos, faltando assim por esclarecer 142 crimes diversos, o que correspondeu a 70 por cento de esclarecimentos.
“Durante o período em análise, foram ainda detidos 409 cidadãos nacionais implicados neste crimes, e registou-se 66 acidentes de viação (menos 15 casos), que resultaram em oito mortos, 66 feridos e danos materiais avaliados em 11 milhões e 53 mil kwanzas.
Apontou como as principais causas ligadas aos acidentes, como a não cedência das prioridades de passagem, o presumíveis excesso de velocidade, o consumo excessivo da bebidas alcoólicas, os desrespeito das regras do código de estradas e seu regulamentos, entre outras.