Moçâmedes - Duzentos e 13 casos de violência doméstica foram registados, de Janeiro a Setembro do corrente ano, na província do Namibe.
A informação foi prestada esta terça-feira, na cidade de Moçâmedes, pela directora do Gabinete Provincial da Acção Social e Igualdade de Género do Namibe, Sandra Sonehã, para quem os casos foram registados nos municípios de Moçâmedes, Virei, Tômbwa, Camucuio e Bibala.
Trata-se de 63 casos de incumprimento de mesadas, 33 de violência patrimonial, 13 de violência psicológica, 12 de ofensas físicas, 11 de abandono familiar, 10 de violência sexual, sendo quatro de violência contra menores.
Segundo a directora, o aumento do número de casos notificados resulta da cultura de denúncia e da implementação de um trabalho conjunto com 12 advogadas da associação das mulheres juristas, que têm contribuído bastante na identificação de casos de violência no seio das comunidades.
Sandra Sonehã disse que, no mesmo período, 54 casos, dos quais 10 de abuso sexual, foram encaminhados ao fórum judicial para que os agressores sejam responsabilizados criminalmente.
Em 2022, no período de Janeiro a Setembro, a província tinha registado 134 casos de violência doméstica. FH/FA/OHA