Moçâmedes - Jovens de organizações juvenis implantadas no Namibe foram hoje, quarta-feira, capacitados sobre defesa e segurança pública, num seminário de iniciativa do Conselho Nacional da Juventude, no âmbito da jornada “Abril Jovem”.
Na ocasião, o director nacional geral adjunto do Instituto Nacional de Defesa Nacional, IDN, Hélder Estêvão Cafala, disse que o evento visa promover a informação, reflexão e debates sobre matérias ligadas à defesa nacional e segurança pública, com vista a incutir no seio da juventude, e não só, a cultura de preservação dos bens públicos, dos símbolos nacionais e da paz.
Disse que este órgão tem como atribuição fomentar o estudo, divulgação e pareceres das grandes questões de segurança e defesa, para em coordenação com outras instituições o fomentar a produção, a defesa e a sensibilização a respeito da cultura da segurança nacional.
“Este órgão tem a atribuição de promover a cooperação institucional nacional e estrangeira nos domínios da investigação e da formação, incidindo as suas actividades científicas e pedagógicas, como a investigação, formação, sensibilização e divulgação”, disse o responsável.
Salientou que o IDN pretende com essas acções formativas educar os jovens para a preservação da paz e no comprometimento com o desenvolvimento social onde todos devem dar o seu contributo.
Na jornada “Abril Jovem” decorrem várias actividades formativas com diversos temas como, a criação e gestão de negócios para os jovens, educação e inclusão financeira, gestão adequada e tratamento de resíduos sólidos urbanos.
O acto central do 14 de Abril, Dia Nacional da Juventude acontece no município de Moçâmedes, província do Namibe e será presidido pela ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa. FA/MS