Moçâmedes – O governador provincial do Namibe, Archer Mangueira, entregou esta terça-feira, na cidade de Moçâmedes, quinze kits profissionais de corte e costura, aos jovens recém-formados nesta área, no quadro do programa de desenvolvimento local e combate à pobreza.
No acto de entrega dos meios, Archer Mangueira falou que o governo, no combate à pobreza, priorizou os grupos vulneráveis, fomentando o auto-emprego e tornando os beneficiários economicamente activos no mundo do empreendedorismo.
“Espero que com estes meios consigam preencher a expectativa em termos de realizações profissionais, oferecer no mercado produtos de qualidade como batas para os alunos, uniformes para empresas e outros materiais que certamente o mercado necessita”, reforçou o governador.
Na sequência da sua jornada de trabalho de dois dias ao município de Moçâmedes, Archer Mangueira procedeu igualmente a entrega de 40 contentores de plásticos para garantir a manutenção do saneamento básico nesta cidade, no âmbito do programa “Lixo Zero”.
O governador apelou a população para se envolver nos programas de combate aos resíduos, como forma de garantir a prevenção de doenças como a malária, cólera, febre tifóide, sarna, entre outras.
Salientou que o governo vai continuar a desenvolver acções que visam a promoção do bem-estar dos munícipes.
Archer Mangueira testemunhou a entrega de cadeira de rodas e canadianas aos antigos combatentes e cidadão vulneráveis de Moçamedes, como forma de promover a inclusão social.
Neste município, o governante entregou, à direcção da escola do ensino especial, 43 manuais escritos a Braile, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem neste estabelecimento de ensino.
Inaugurou uma sala de informática, com 23 computadores instalados e ligados a Internet, na escola Pioneiro Zeca, numa iniciativa da Paratus– Internet Technologies Angola (ITA).
O investimento total neste projecto é de aproximadamente 20 milhões de Kwanzas, dos quais 10 milhões foram angariados junto de diversos parceiros e apoiantes noTorneio de Golfe Solidário 2022.
Archer Mangueira sublinhou que o momento de se apostar no futuro é agora. "A digitalização e a tecnologia são mais importantes do que nunca e os nossos jovens representam o futuro, pelo que o seu conhecimento e a sua formação são importantíssimos”, disse.
Por seu turno, o director geral da Paratus– Internet Technologies Angola (ITA), Francisco Pinto Leite, adiantou que a alfabetização digital é crucial no mundo actual ea emprensa está comprometida em preparar a próxima geração jovens para o futuro, expandindo este projecto para todo o país.
Na localidade da Macala, comuna do Forte Santa Rita, o governante entregou cem carteiras a escola comunitária do ensino primário “O futuro é nosso”, que alberga mais de trezentos alunos.
O governador visitou as obras de construção de uma escola do ensino primário, com capacidade para sete salas de aulas, e constatou os trabalhos da brigada de tapa buracos que vai garantir a manutenção das vias da cidade. VR/FA/OHA