Moçâmedes - O governador do Namibe, Archer Mangueira, apelou, em Moçâmedes, maior empenho e dedicação das comissões de moradores de diferentes bairros da circunscrição, por formas a ajudar a Administração a identificar os problemas que ainda afligem as comunidades.
O apelo foi feito pelo governador, na quinta-feira, numa audiência pública no bairro Valódia, município de Moçâmedes, âmbito da sua governação de proximidade, que visa auscultar os principais problemas que os munícipes vivem.
Archer Mangueira disse ser necessário que as comissões de moradores possam ser os primeiros vigilantes, activistas e mobilizadores no seio dos munícipes, identificando tudo aquilo que a comunidade vive e em coordenação com a administração encontrar as formas imediatas de solução dos problemas dos municípios.
Para que este trabalho seja feito com entrega, dinamismo e responsabilidade, Archer Mangueira disse ser necessário a organização das mesmas, desde a identificação de seus membros, por formas a que estes possam ser bem recebidos na comunidade.
Garantiu dar maior atenção às comissões de bairros, pelo facto de serem aquelas que vão ajudar a melhorar a governação, pois são elas que conhecem melhor os problemas das comunidades e servem de elo na relação com as autoridades.
Neste encontro onde foram apresentados vários problemas que os habitantes do bairro Valódia debatem-se, como a falta de água, energia eléctrica, melhoria das vias de acesso, emprego e habitação.
Em Moçâmedes a administração tem o controlo de 22 comissões de moradores. A jornada de trabalho do governador do Namibe serviu ainda para visitar as escolas do ensino primário "Maria de Fátima" e "Pioneiro Zeca", bem como entregar livros para a biblioteca do colégio ABC e do bairro Valódia. FA/MS