Moçâmedes - O balcão Único de Atendimento ao Público (BUAP) no Namibe já dispõem do serviço de emissão de Cartão Jovem (cartão do munícipe) para cidadãos entre os seis aos 17 anos, informou o Director do Gabinete Provincial dos Registos e Modernização Administrativa, Lénine dos Santos.
Em declarações à imprensa, o responsável salientou que o Cartão Jovem é um serviço gratuito que foi integrado aos BUAP e vai permitir que os cidadãos menores de idade tenham o seu cartão de munícipe, agora designado Cartão Jovem, por formas a descontinuar o atestado de residência.
“De agora em diante todos os menores de idade residentes em qualquer parte da província, a partir dos seis anos de idade, acompanhado de seu bilhete de identidade e de uma testemunha que pode ser um dos progenitores ou o seu tutor, têm a possibilidade de tratar o cartão de munícipe”, esclareceu.
Lénine dos Santos informou que o referido cartão tem a validade de cinco anos e a sua aquisição é gratuita, salvo em situação de emissão de uma segunda via.
O Director do Gabinete Provincial dos Registos e Modernização Administrativa fez saber que decorre uma acção de formação dirigida aos técnicos, bem como a instalação de novos postos fixos dos BUAP em algumas Comunas que vão permitir a emissão do Bilhete de Identidade e outros documentos. FA/MS