Moçâmedes - Mil 297 agentes de campo participam até ao dia 18 do corrente mês, na província do Namibe, de uma acção formativa sobre o Recenseamento Geral da População e Habitação 2024, informou o coordenador do grupo técnico provincial, João Inácio de Sousa.
A formação conta com agentes de campo provenientes dos cinco municípios da província, nomeadamente Moçâmedes, Virei, Camucio, Bibala e Tômbwa. Iniciou no dia 9 do corrente mês.
Em declarações hoje à Angop, o responsável deu a conhecer que os agentes absorvem conhecimentos sobre logística, aspectos administrativos, técnicas de entrevista e tecnologia de processamento de dados.
Fez saber que a formação inclui componentes prática e teórica, sendo assegurada por 137 formadores que vão desempenhar a função de supervisores do processo.
“Estamos a formar os agentes que vão trabalhar nos estabelecimentos prisionais, hotéis, empresas públicas e privadas, lar dos idosos, internatos e os sem abrigo”, explicou.
Quanto a componente logística, o coordenador informou que a província vai ser reforçada com 11 viaturas.
Disse que já foi criado o local para o armazenamento do material informático, explicando que, nesta altura, decorre o processo de instalação dos aplicativos para a recolha de dados. VR/FA/OHA