Moçâmedes - Dez finalistas dos cursos de licenciatura em Navegação e Mecânica Naval, da Faculdade de Ciências das Pescas do Namibe, vão beneficiar do programa de estágios profissionais da Agência Marítima Nacional, a partir do primeiro trimestre deste ano.
A informação foi avançada, esta segunda-feira, pelo administrador para Segurança Marítima e Hidrografia da Agência Marítima Nacional, José Luís Santana, que manifestou o interesse no reforço da cooperação com a faculdade.
“Sabemos que um número elevado de alunos terminou a formação, mas tem dificuldade por falta de uma formação básica em STCW. A agência, em consonância com a Universidade do Namibe (UNINBE), vai encontrar soluções para que os estudantes beneficiem de formações”, referiu.
As duas instituições trabalham no plano estratégico de certificação dos cursos de licenciatura em Navegação e Mecânica Naval, da Faculdade de Ciências das Pescas.
Sobre o assunto, o decano da Faculdade de Ciências das Pescas, Neves Manuel, informou que a UNINBE tem 187 estudantes sem certificação, por falta de cursos básicos de segurança marítima.
“Falamos da falta de docentes, da estratégia para realizar cursos básicos e dos estágios”, argumentou o decano, para quem os finalistas seleccionados para o estágio vão ser submetidos a testes psicotécnicos e entrevistas. VR/FA/OHA