Moçâmedes - A administração do município de Moçâmedes, província do Namibe, promove desde hoje, quarta-feira, a Feira do Munícipe, onde estão expostos todos os serviços administrativos que o cidadão necessita.
Em declarações à Angop, o administrador municipal de Moçâmedes, Abel Kapitango, justificou que a feira vai permitir ao cidadão tratar e pagar por via electrónica todos os documentos da responsabilidade da administração local, desde o cartão do munícipe, licença de obras, da taxa de urbanização e comercial, num universo que envolve mais de quatrocentas taxas e emolumentos diversos.
Disse que nesta Feira o munícipe encontra o portal que é visto como uma solução tecnológica centralizada que permite o acompanhamento de todo o processo de cobrança de taxas, licenças e multas que resulta de serviços que as administrações locais prestam.
“O Portal do Munícipe é uma plataforma que permite ter acesso aos serviços públicos sem precisar sair de casa ou aturar bichas, pois aqui o cidadão encontra tudo o que necessita”, disse.
A feira que teve início hoje quarta-feira, no bairro Valódia, terá a duração de 15 dias, onde os munícipes poderão emitir diversos documentos como atestados, licenças, legalização de terrenos, alvará comercial, de prestação de serviço, industrial, de exploração de inertes, de comércio precário, venda de lubrificantes e combustíveis, cartão de vendedor e outros.
Durante a Feira, o administrador Municipal de Moçâmedes, concederá também audiências públicas aos munícipes. FH/FA/MS