Muconda - Uma escola de 12 salas de aula e quatro residências do tipo T3foram inauguradas, neste sábado, na comuna do Muriege, município de Muconda, província da Lunda Sul, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
As obras das infra-estruturas, inauguradas pelo governador provincial da Lunda Sul, Daniel Neto, iniciaram em Maio de 2020 e custaram cerca de 500 milhões de kwanzas.
A escola, já apetrechada, vai acolher em dois turnos 750 alunos, tendo sido baptizada com o nome de Complexo Escolar João Baptista Patrício, em homenagem a um antigo professor da comuna de Muriege.
A escola possui secretaria-geral, quatro casas de banho, dois gabinetes para o director-geral e seu adjunto, respectivamente, sala de reuniões, entre outros compartimentos.
As quatro residências geminadas do tipo T3 estão também mobiladas.
Daniel Neto, na ocasião, apelou aos alunos, encarregados de educação e autoridades tradicionais no sentido de conservarem a escola para, para poder servir também às gerações vindouras.
Os alunos, por sua vez, numa mensagem lida na cerimónia de inauguração, comprometeram-se em cuidar da nova escola e solicitaram às autoridades da província melhores condições de estudo para as outras crianças da região.
O município do Muconda beneficiou, no âmbito do PIIM, 18 projectos nos domínios da educação, saúde, energia, águas, entre outros sectores.
Os seis municípios da província da Lunda Sul contam com Akz 26 mil milhões, 97 milhões, 692 mil e 608 para execuções de projectos no quadro do PIIM.