Huambo - Os municípios da província do Huambo prometeram, esta quinta-feira, compartilhar as valências académicas, ecológicas e sobre os principais recursos estratégicos na X edição do Fórum dos Municípios e Cidade de Angola (FMCA-2024).
No evento, a decorrer de 9 e 10 do corrente mês, na província de Malanje, pretende, igualmente, partilhar informações sobre as principais estratégias para o desenvolvimento social e económico local.
Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Administração do Território, que serve para compartilhar informações sobre os municípios e cidades, respectivos programas, projectos e oportunidades de investimento, bem como para conhecer as potencialidades de cada municipalidade e urbe de Angola.
Segundo uma nota de imprensa da Administração do município da Caála chegada à ANGOP, a municipalidade pretende demonstrar a dimensão social, económica e académica actual, com a participação do empresariado nacional e estrangeiro.
Indica que a municipalidade vai apresentar os avanços no dominio da conectividade, empreendedorismo e inovação, para além das principais potencialidades agrícolas.
No evento, as autoridades do município do Huambo escolheram abordar as abordagens temáticas sobre a promoção e a criação de pontos urbanos ecológicos, para dinamizar a qualidade de vida e a promoção do desenvolvimento sustentável.
A prática de bons hábitos ambientais, a preservação dos rios, a proteção da fauna e flora são temáticas que vão merecer maior atenção, para buscar uma simbiose e equilíbrio do ecossistema.
O município de Ecunha pretende seguir para o fórum com a promoção dos serviços de saúde e saneamento básico, para a redução substancial da taxa da mortalidade nas comunidades.
Pretende, igualmente, trocar experiências sobre dinâmicas de governação e de soluções para os desafios enfrentados nas comunidades, com realce para os projectos de expansão de energia eléctrica e água potável.
Nesta edição, os 11 municípios da província do Huambo pretendem, ainda, partilhar questões ligadas ao Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), aos programas Kwenda, de combate à pobreza e ao orçamento participativo.
O evento vai culminar com a realização da I Gala de eleição e premiação do Melhor Município de Angola, bem como as categorias de Urbanismo, Infra-estrutura e Ordenamento do Território, Transporte, Mobilidade e Acessibilidades, Conectividade, Empreendedorismo e Inovação, Participação do Cidadão e Qualidade do Serviço Público, Saúde e Bem-Estar, Igualdade e Inclusão e Educação.
A categoria de Melhor Município de Angola visa fomentar, estimular e incentivar as melhores práticas de gestão administrativas, sobretudo voltadas à transformação da realidade e ao desenvolvimento local.
Os prémios serão monetários e variam de cinco a 100 milhões de Kwanzas, com base na tipologia (A, B, C e D), estrutura orgânica e outros detalhes.
Institucionalizado ao abrigo do Decreto Presidencial número 142/13, de 27 de Setembro, o FMCA enquadra-se nas comemorações do 10 de Agosto, Dia Africano da Descentralização e do Desenvolvimento Local, instituído à margem da II Conferência Ordinária dos Ministros de tutela, decorrida na Cidade de Maputo, Moçambique, em 2011.
A IX edição decorreu de 10 a 13 de Agosto de 2023, na cidade de Lubango (Huíla), tendo a província de Malanje vencido o Grande Prémio ao ser distinguida como a melhor organização e representação da cultura e dos costumes locais. LT/ALH